O sistema de Ar Condicionado Automotivo deixou de ser um artigo de luxo e está sendo, cada vez mais, incluído nos carros que saem das montadoras. Ele garante inúmeros benefícios, entre eles um maior conforto térmico (refrigerando nos dias quentes e aquecendo nos dias mais frios), secando e limpando o ar. Além de trazer a sensação de conforto e bem estar por proporcionar ar puro, sem odores de fumaça e de poeira, e um ambiente livre dos barulhos externos. Esse sistema é composto por um grupo de peças principais: Compressores, Condensadores, Evaporadores, Eletroventiladores, Filtros Secador, Válvulas de Expansão, Pressostatos e Filtros de Cabine, que ligadas entre si garantem a refrigeração.
Para entendermos melhor como funciona esse mecanismo, vamos conhecer um pouco sobre suas peças.
A primeira delas, e podemos dizer a mais importante, é o Compressor. Ele é o “coração” de todo o sistema. A sua função é comprimir o GÁS REFRIGERANTE R134a que é retirado do Evaporador e, em seguida, enviá-lo para o Condensador. Durante essa etapa, o fluído sofre aumento de pressão e temperatura, o que acaba ocasionando a circulação por todo o sistema.
O Condensador, por sua vez, tem o papel de converter o fluído gasoso em líquido. Esse processo ocorre devido a presença de outra peça, chamada Eletroventilador, que dissipa o calor adquirido na saída do compressor.
Em seguida, o fluído é direcionado pelas mangueiras para o Filtro Secador / Acumulador que possuí a função de reter as impurezas sólidas e uma parcela do fluído. Após isso, ele é encaminhado novamente pelas mangueiras até a Válvulas de Expansão, a qual controla o fluxo em todo o sistema. Dessa forma, cada vez que o motorista aumenta ou diminui a intensidade do ar no painel de comando dentro do carro, ela impede ou libera a passagem do gás refrigerante, controlando assim o arrefecimento no interior do veículo.
Além dessas peças, existe o Pressostato que funciona como um regulador do Compressor. Ele atua no controle da oscilação de temperatura. Sendo assim, quando o sistema aquece ou resfria além do necessário, ele automaticamente desliga ou liga o Compressor. Esse mecanismo garante um ciclo constante, no qual a pressão e o volume permanecem adequados até o momento que o motorista encerra o funcionamento, desligando o ar condicionado.
Por fim, existe uma peça que muitas pessoas desconhecem, chamada de Filtro de Cabine ou Filtro Antipolen. A função desempenhada por ela é a de reter partículas de poeira, sendo a responsável pela qualidade do ar admitido. A sua composição impede que até mesmo o pólem, um dos grandes causadores de alergia, entre em contato com os passageiros no interior do veículo.
Todo esse sistema foi desenvolvido para durar muito tempo. Entretanto é fundamental tomar alguns cuidados. Um deles, é fazer uma revisão geral no seu ar condicionado pelo menos duas vezes no ano. Durante essa revisão a condição das mangueiras, do filtro de cabine e das demais peças é avaliada e, caso haja necessidade, são feitos reparos ou trocas. Outra dica bem simples é ligar o ar de seu carro pelo menos uma vez na semana, mesmo durante o inverno. Esse pequeno ato evita dano nas peças e ajuda a mantê-lo limpo.
O uso de um sistema de ar condicionado automotivo sem os devidos cuidados pode ser prejudicial não apenas para o veículo, mas até mesmo para a saúde dos ocupantes, visto poder ocorrer acúmulo de sujeira e o aumento na ocorrência de ácaro e fungos. Seguindo essas dicas, você terá um ar condicionado em perfeitas condições de uso e poderá usufruir de todos os benefícios que ele oferece.